quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entrega de Requerimentos


Estive na Câmara de Vereadores de Siderópolis na manhã de quarta-feira, 27, juntamente com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, e o Presidente do Deinfra, Paulo Meller. Na ocasião entreguei em mãos os requerimentos aprovados na última sessão legislativa, que solicitam a estadualização de duas vias de nosso município: a SID 258, que liga Siderópolis à Nova Veneza e a SID 468, que liga ao município de Cocal do Sul.

Durante o evento, Cobalchini relatou que no próximo mês o governo vai trabalhar para lançar um programa de revitalização das rodovias e prometeu estudar os pleitos quando voltar à Florianópolis.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia do trabalhador


Deixo grandes felicitações a todos os trabalhadores, pelo dia 1º de maio, destinado a congratular os profissionais que todos os dias se empenham em suas tarefas.
 
Parabéns à todos!

Estadualização de estradas do município


Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Siderópolis os requerimentos de minha autoria que solicitam a estadualização de duas vias do município: a SID 258, que liga Siderópolis à Nova Veneza, passando pelas comunidades de Santa Luzia, Alto Rio Maina e São Martinho Alto; e a SID 468, que liga ao município de Cocal do Sul, cortando as comunidades de Vila Scarmagnani e Santa Luzia.

Vejo que com a estadualização, a responsabilidade de manutenção das vias ficaria sob responsabilidade do Estado, o que “desafogaria” as secretarias de obras dos municípios. Os vereadores de Cocal do Sul e Nova Veneza também vão entrar com este requerimento, para que haja mais força perante o governo e que fique clara a vontade de unir estes dois municípios com pavimentação asfáltica ou, ao menos, proporcionar melhorias aos trajetos.

Meus colegas vereadores concordaram comigo. A vereadora Jucélia Scaini (PMDB), por exemplo, ressaltou que a estadualização é importante já que há muito tempo as estradas são motes de campanha de governadores e prefeitos e nunca acontece nada.

Extração de seixo


Falei na Câmara de Vereadores de Siderópolis, do meu repúdio quanto ao responsável pela empresa Confer, que foi chamado pelo Legislativo para fazer esclarecimentos sobre a obra de terceira pista da Serrinha e não compareceu ao encontro. Recordo de que quando foi peço para nós, vereadores, para liberar material para obra, nós nos colocamos prontamente a disposição. Tudo para que a obra da Serrinha tivesse continuidade e fosse concluída o mais breve possível. Agora, porém, no momento em que nós reivindicamos informações, ninguém aparece.

Da mesma forma, também foi convidado a se pronunciar, o representante da Secretaria de Obras de Siderópolis, Vânio Nava, que esclareceu questões que tínhamos dúvidas e adiantou que já na próxima semana deve ser encerrada a extração de seixo – pedras de rio, conforme combinado entre a empresa Confer e o município.

Ressalto que é trabalho do vereador estar atento e cuidar de tudo o que é do município. Este é nosso trabalho e sempre que tiver de fiscalizar eu, enquanto vereador, vou fiscalizar.

Iluminação no município


Relatei durante sessão na Câmara de Vereadores que estive acompanhando no jornal informações quanto ao problema de iluminação do município, uma melhoria tanto solicitada por nós, os vereadores. Uma matéria publicada no jornal, no entanto, relatou que por causa da instalação elétrica do Ginásio de Esportes 19 de Dezembro, não foi possível recuperar as lâmpadas da cidade.

Ressalto que fazem anos que estamos cobrando a questão de iluminação no município e que não foi um trabalho de duas semanas para a instalação do ginásio municipal que atrapalhou a colocação destas lâmpadas.

Recuperação de ruas


Fiz uma indicação verbal, durante sessão legislativa e solicitei, como já havia sido feito há algum tempo na Câmara, a recuperação das ruas Arcângelo Patel e Gastão Bica de Oliveira, ambas próximas à Gruta Nossa Senhora Rainha do Universo. Ressalto que quem for até a Gruta vai perceber que o caminho está praticamente intransitável.

Temos que cuidar do que é nosso.

Sexta-feira Santa


Parabenizei, durante Horário Político da sessão da Câmara de Vereadores de Siderópolis, a comunidade de Vila São Jorge e as comunidades vizinhas que, na Sexta-feira Santa participaram da caminhada realizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e que se estendeu até a Igreja São Francisco de Assis, onde aconteceu a celebração. O trajeto do Santuário ficou muito bonito e aproveitei a ocasião na Câmara para convidar toda a população para que visite este novo ponto religioso e turístico.

Também participei da caminhada do Rio Fiorita até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e fiquei surpreso com a quantidade de fieis. A Semana Santa foi, realmente, um momento para fazer reflexões sobre nossa vida.

45 anos do PMDB


Relatei, em sessão na Câmara de Siderópolis, a importância do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, que completou 45 anos, no dia 23 de abril. Com certeza um grande partido, que nomeou o vice-presidente da República e o vice-governador de Santa Catarina. Como Presidente do PMDB de Siderópolis, deixei meu aplauso ao Partido pela passagem do aniversário de fundação.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa


Que esta Páscoa seja um momento de renovação e reflexão.
Um momento de pensar sobre as mudanças da vida e buscar sempre oferecer o melhor de si.

Feliz Páscoa!

Romildo Soares
Vereador e Presidente do PMDB de Siderópolis

Pêsames


Deixei minhas condolências, durante Horário Político na Câmara de Siderópolis, à família da Italina Périco, que faleceu aos 50 anos. Praticamente há um ano ela descobriu uma doença e agora faleceu. Deixei também um grande pesar ao esposo da Italina, pela triste passagem.

A vida é assim: apesar das dificuldades temos que levantar a cabeça e seguir adiante.

Telefone Público


Parabenizei o requerimento de meu colega vereador Luiz Salavro (PSDB) que solicita à empresa responsável pelos telefones públicos - Brasil Telecom S.A. - a manutenção e revisão dos aparelhos em Siderópolis.

Relatei que somente na comunidade de Vila São Jorge, existem, ao menos, sete “orelhões” e nenhum deles funciona. Também alertei para o descaso com os aparelhos que, frequentemente, são depredados. A empresa de telefonia precisa fazer a manutenção dos aparelhos com urgência.


Extração de seixo


Foi aprovado, durante sessão da Câmara de Vereadores de Siderópolis, requerimento que solicita a presença na próxima sessão, dia 25, do Secretário de Obras do município, Vânio Nava, e de um representante da empresa Confer. O objetivo é esclarecer questões relacionadas à extração de seixo no município.

O projeto sobre a permuta da empresa Confer com Siderópolis, quanto à extração de seixo foi aprovado pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, onde em troca de benfeitorias ao município, como melhoria de pavimentação, implantação de lombadas e outros, a empresa poderia extrair seixo. Agora nós, vereadores, estamos fazendo um alerta de que a quantidade de seixo extraído já ultrapassou o acordo, sendo que a extração e as melhorias deveriam ser feitas no prazo de 60 dias, a contar da aprovação e assinatura do projeto.

Esta discussão é extremamente importante porque existem informações de que a quantidade de material retirado dos rios já ultrapassou o combinado. Tenho certeza de que a preservação deste material é a única garantia de que não precisaremos, posteriormente, comprar material de outros municípios para realizar melhorias, como nas estradas, por exemplo.

Sinalização de Trânsito


Falei, durante sessão legislativa, a respeito da sinalização de trânsito de Siderópolis. Ressalto que já estou em meu terceiro ano atuando como vereador e desde o princípio venho cobrando esta melhoria, da qual ainda não vi resultado.

No município são vários os cruzamentos perigosos e sem sinalização de trânsito. Quem é de outras cidades e chega à Siderópolis geralmente não sabe de quem é a preferencial em algumas ruas. Enfatizo que precisa ser contratada uma empresa para fazer a correta sinalização de trânsito do município.

Secretaria de Obras


Relatei, na sessão da Câmara, que o Secretário de Obras de Siderópolis, Vânio Nava, me convidou na semana passada, para visitar algumas obras do município e eu acompanhei o trabalho do Secretário que explicou as benfeitorias que podem ser feitas por Siderópolis.

Quero esclarecer que as cobranças que faço são as cobranças dos cidadãos que pagam seus impostos. Com certeza vou continuar fazendo cobranças porque sou vereador e cumpro meu papel de legislar e quero que muitos problemas do município sejam resolvidos.

Manutenção de rua


A minha indicação para a manutenção da rua Albino Neotti, na comunidade de Vila São Jorge, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Siderópolis. A via tem locais praticamente intransitáveis e os moradores cobram mais atenção já que existem lugares onde é quase impossível trafegar.

Melhorias em estradas


Parabenizei, na Câmara de Vereadores, a Administração Municipal que fez a manutenção das ruas Pietro Ferro, na comunidade de Vila São Jorge, e Gervásio Rosso, na comunidade de Rio Patrimônio. Na sessão da semana passada eu havia solicitado esta melhoria que, agora, foi concretizada. É como eu sempre digo: quando tiver de vir agradecer, vou agradecer, mas quando tiver de cobrar, eu vou cobrar.

Avenida Porfírio Feltrin


Relatei na Câmara de Vereadores que estive acompanhando a obra de construção da calçada central da Avenida Porfírio Feltrin, que liga o centro de Siderópolis à comunidade de Rio Fiorita. Além desta melhoria que está sendo feita, ressalto que é importante que sejam construídas também as calçadas laterais da via, para que os pedestres tenham lugares para transitar com segurança.

Parabenizo, com certeza, a revitalização da calçada central, que já está quase pronta e aproveito para solicitar mais esta melhoria.

Estrada do bairro Santa Luzia precisa de limpeza


Fiz uma indicação verbal, durante Horário Político na Câmara de Vereadores de Siderópolis, solicitando que a Administração dê atenção à subida que dá acesso à comunidade de Santa Luzia. No trajeto, antes de chegar à igreja da comunidade, o mato tomou conta da beira da estrada e quando chove a água corre pela rodovia.

Ressaltei que é de extrema importância fazer uma limpeza na margem da citada via.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Evento do PMDB


Organizei, juntamente com toda comitiva do PMDB, um grande evento do partido realizado na noite de sexta-feira, 15, no salão de festas da Gruta de Siderópolis.

No evento, além da grande participação de simpatizantes e apoiadores do partido, o público pode contar com pronunciamentos que relataram as inúmeras possibilidades de melhorias que a cidade pode obter.

Homenagens também foram feitas durante o encontro. Renaldo de Mattia e Antônio Espíndola Ramiro, falecidos neste ano, foram gratificados pela constante participação e carisma por Siderópolis.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Visita de representantes de Ferrovia do RJ


A empresa Metal Soares recebeu a visita, nesta terça-feira, 12, de representantes de uma ferrovia do Rio de Janeiro. O principal objetivo do encontro foi conhecer o trabalho das empresas e fechar uma parceria.

A Metal Soares agradece a visita e o empenho da Ferrovia.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Permuta com Confer



Passou pela Câmara de Vereadores de Siderópolis um projeto sobre a lei de permuta das pedras a serem utilizadas na construção da obra de terceira pista da SC – 445, no trecho conhecido como Serrinha. Percebo, porém, que a Confer já estourou o limite da quantidade de pedras retiradas. Afirmo isto porque, somente na semana passada, foram retiradas 140 viagens do material. Somando em semanas, portanto, este número já ultrapassou 1,2 mil viagens. Tendo este conhecimento, passei as informações para o Secretário de Obras e este ficou de verificar se, realmente, a quantidade de material retirado já ultrapassou o acordo.

O município ajudou sim, mas se a empresa não utilizou os materiais onde deveria, o problema já não é mais de Siderópolis. Eu, enquanto vereador, ressalto que, de agora em diante não vou aprovar mais nenhum projeto de uso de qualquer material do município para empresas particulares, já que se continuarmos fazendo isso, daqui há seis ou sete anos precisaremos comprar materiais de outros municípios.

Saúde na Vila São Jorge


Relatei na Câmara de Vereadores de Siderópolis que a Secretaria de Saúde me deu retorno quanto a situação da saúde na comunidade de Vila São Jorge. Na sessão legislativa anterior eu havia colocado que o médico não estava mais atendendo nas sextas-feiras e que havia diminuído o número de atendimentos diários, de 25 para 20 consultas. Segundo contato da Secretaria de Saúde, porém, os atendimentos serão regularizados.

Apesar da informação de que a situação será normalizada, fui informado por moradores da comunidade que os médicos que eram para chegar ao posto de atendimento às 8 horas, estão chegando ao trabalho por volta das 10 horas. Este é mais um tópico que precisa ser verificado pela Secretaria de Saúde.

Faço estas reivindicações porque o vereador tem o objetivo de atender ao povo e saúde tem que estar em primeiro lugar.

Cadeiras de engraxate


Aprovei, juntamente com os demais vereadores de Siderópolis, a indicação do meu colega vereador Leonor Rampinelli (PT), que solicita a instalação, na Praça da Matriz, de cadeiras de engraxate. Conforme a indicação, poderão ser desenvolvidas ações onde jovens e adolescentes que participam de projetos sociais terão oportunidade de trabalhar e garantir renda extra para as famílias.

O vereador Valdemir Carminatti (PP), porém, solicitou que este espaço não seja cedido para crianças e adolescentes. Ele considera, ainda, que 16 anos é pouca idade para trabalhar e que o jovem só poderá exercer este trabalho depois dos 18 anos.

Apesar de respeitar a opinião, não concordo com a colocação do vereador Carminatti e afirmo que estes jovens têm que trabalhar sim, desde cedo. Eu e todos os meus irmãos sempre trabalhamos desde a juventude e todos nós vencemos na vida. Tenho certeza de que, como citaram meus colegas vereadores, trabalho não mata.

São muitos os pais que me procuram na empresa, para que os filhos tenham oportunidade de trabalho, mas por questão de idade dos jovens, muitas vezes não consigo atender aos pedidos. Apesar disso, é aparente a vontade do jovem em querer trabalhar. Penso que os jovens precisam ter alternativas de trabalho sim.

Moção de Aplausos à Juíza Janice Goulart Ubialli


Fiz moção de aplausos, durante sessão na Câmara de Vereadores de Siderópolis, à juíza Janice Goulart Ubialli, que foi aprovada no pleno do Tribunal de Justiça para ocupar a função de Juíza de Segundo Grau.

Recordo, assim como minha colega vereadora Jucélia Scaini, que Janice já foi primeira-dama do município e participou de muitos projetos sociais em toda a região carbonífera, inclusive do projeto Cidade Florida, hoje intitulado de Florindo Siderópolis.


Horto Municipal


Estive no Horto Municipal de Siderópolis nas últimas semanas e tenho me decepcionado com o que venho encontrando: o local está tomado pelo mato. Para se ter uma ideia havia um barracão no Horto, onde as crianças desenvolviam muitos trabalhos e a estrutura desabou, por sorte, durante a madrugada.

Fico decepcionado porque quando vejo o primeiro plano de governo do atual prefeito, é relatado o cuidado que seria destinado ao Horto Florestal. Gostaríamos que, realmente, a Administração Municipal, colocasse o Plano de Governo em prática.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima


Enalteci, durante horário político na Câmara de Vereadores de Siderópolis, a importância do Santuário de Nossa Senhora de Fátima que está sendo construído na comunidade de Vila São Jorge. A obra está ficando muito bonita e está aberta à visitação, sendo que, inclusive na Sexta-feira Santa, será realizada a caminhada no local.

Pró-leite


Estive presente na apresentação do Programa Pró-leite, no Centro Social Urbano, no dia 6. Criado ainda no ano passado o programa objetiva aumentar a produção leiteira do município, já que atualmente a produção mensal de leite em Siderópolis é de 150 mil litros e as empresas utilizam muito mais do que a produção do município consegue fornecer.

Inúmeros agricultores também estavam presentes no evento e ficamos na expectativa de que este trabalho saia do papel e vá adiante.

Arrancadão de Carrinho de Mão



Participei no último final de semana, 9 e 10, do 4ª Arrancadão de Carrinho de Mão, realizado no bairro Laranjinha, próximo à Siderópolis.

O evento reuniu, durante os dois dias, um público aproximado de 10 mil pessoas. É perceptível que este evento está crescendo bastante, tendo em vista que tudo começou com uma brincaderia. Acredito que são espetáculos como este que nosso município precisa ter. A população quer ter atrações diferentes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto Saúde na Empresa


Estive presente no lançamento do projeto Saúde na Empresa, realizado em Siderópolis. Com o projeto, funcionários de empresas do município passam a receber serviços de saúde capazes de melhorar a qualidade de vida.

A primeira empresa a participar do projeto foi a Ino Inocêncio Ltda, onde estive presente também no encerramento do evento na última sexta-feira, dia 8.

A iniciativa atende ações que vão desde a realização de consultas, exames laboratoriais e imunizações até cuidados com saúde bucal e realização de ginástica laboral. Percebo que uma das ideias do projeto é fazer com que os homens, principalmente, busquem cuidar mais da saúde, já que geralmente, 80% deles não apresentam um cuidado tão rigoroso quanto às mulheres quando o assunto é vida saudável.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Reinauguração do Ginásio de Esportes


Estive presente na reinauguração do Ginásio de Esportes Municipal 19 de Dezembro, realizada na noite da última quinta-feira, 7. Agora, o Ginásio poderá voltar a receber, entre outras modalidades esportivas, as partidas estaduais de futsal.

Considero de grande importância a ampliação deste Ginásio, já que desde 1979, quando foi inaugurado, era local reconhecido pelos amantes do esporte. É perceptível que todo o município é beneficiado com este trabalho.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Visita ao tio Vitório Salvaro


Estive visitando meu tio Vitório Salvaro, morador do município de Turvo. Hoje com 94 anos, tio Vitório nos traz muitas lembranças, inclusive da minha infância, quando morei em Turvo até os seis anos de idade.

Naquela região, tudo é recordação para mim: as brincadeiras de criança, os colegas e até mesmo o trabalho, porque desde muito pequeno nós já ajudávamos nos afazeres.

Na foto estou com minha esposa Lenita Soares, minha irmã Rosa de Fátima Soares, meu tio Vitório e os filhos dele, Inez e Lédio Salvaro.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Manutenção de ruas do município


Foi aprovada por unanimidade, durante sessão na Câmara de Vereadores de Siderópolis, a minha indicação para que seja feita a manutenção e melhoria de algumas ruas do município como a rua Ângela Ronchi e Pietro Ferro, na comunidade de Vila São Jorge e a rua Gervásio Rosso, no bairro Rio Patrimônio.

Este será um grande benefício para quem utiliza as vias. A rua Ângela Ronchi, por exemplo, é muito estreita e por contar com um fluxo considerável de veículos, solicitei o alargamento e manutenção. Já as ruas como Gervásio Rosso e Pietro Ferro não recebem manutenção há quase um ano.

Estes são pedidos da comunidade e esperamos que a Administração Municipal faça este trabalho.


Saúde tem que ser uma das prioridades

Durante os dias em que estive afastado, visitei muitas pessoas e uma das reclamações mais freqüentes que ouvi foi quanto à situação do atendimento de saúde no município. Para tentar resolver o problema, procurei entrar em contato com a Secretaria de Saúde, mas obtive poucas respostas.

Não quero dizer que o trabalho não está sendo feito, mas penso que muitas coisas em Siderópolis não funcionam como deveriam. Fui cobrar da Secretaria de Saúde porque recebi informações de que a médica que atende no posto de saúde da comunidade de Vila São Jorge não está mais atendendo nas tardes de sextas-feiras e também porque a médica chegava a atender 25 pacientes por dia e passou a atender somente 20, o que significou uma redução mensal de aproximadamente 180 consultas, isso somente na comunidade de Vila São Jorge. É por tudo isso, por estas informações, que peço a resolução deste problema o mais breve possível.

Saúde tem que ser uma das prioridades no município.

Pátio de Máquinas


Relatei na Câmara de Vereadores de Siderópolis o quanto fico entristecido quando vejo a situação que se encontra o Pátio de Máquinas do município. O local está se deteriorando cada vez mais e já tem lugares calçados para que não desabem. Vejo que está na hora da Administração trabalhar para recuperar aquela estrutura antes que ela caia sobre as pessoas que lá trabalham e sobre o maquinário.

Venho fazendo esta cobrança desde o início da minha legislatura e ressalto que não adianta fazer as leis de segurança para setor privado, se no setor público isso não existe.

Projeto Porteira Adentro


Ressaltei, na Câmara de Vereadores de Siderópolis, um grande e exemplar projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Treviso: o Porteira Adentro. Com o projeto, os moradores podem contratar maquinário como retro-escavadeira, trator e caminhão por um preço bem acessível. Naquele município é perceptível que os moradores são atendidos.

Solicito que o Poder Executivo reconheça a importância deste projeto que deu certo em Treviso e que pode dar certo aqui em Siderópolis também.

Terrenos doados para empresas


Nós, enquanto vereadores e constantes fiscalizadores do que acontece em Siderópolis, tomaremos conhecimento sobre as áreas doadas pelo município para construção de empresas. Para se ter uma ideia, do início do ano até agora quatro pequenos empreendedores, dois de Siderópolis e dois de outros municípios, me procuraram querendo implantar a empresa no município.

Sabemos que no passado muitos erros foram cometidos em relação à distribuição dos terrenos para empresas, mas eu quero trabalhar pela verdade e pelo o que é certo. Se houve erro no passado, nós temos que corrigir, mas jamais continuar convivendo com um erro. Precisamos trazer empresas para Siderópolis e eu vou lutar por isso.


Continuidade do trabalho de calçamento e drenagem


Solicitei à Administração Municipal, durante horário político na Câmara de Vereadores de Siderópolis, para que sejam retomados os trabalhos de calçamento e drenagem na comunidade de Vila São Jorge. As máquinas saíram de lá no dia 22 de dezembro do ano passado e não voltaram mais.

De volta ao trabalho

Depois de ficar trinta dias licenciado dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Siderópolis, estou retornando ao trabalho. Como sempre, continuarei batalhando em prol do município, fazendo reivindicações e querendo sempre o melhor para todos.

Contem comigo!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Visita aos Clubes de Mães


Visitei na quinta-feira, 31, dois Clubes de Mães de Siderópolis dos quais sou Padrinho: o Clube de Mães Vitória, da comunidade de Monte Negro, e o Clube de Mães Liberdade, da comunidade de Coab.

Com muito orgulho pude acompanhar as mães que, carinhosamente, confeccionam lindos trabalhos. Elas são exemplos de vivacidade que fazem do Clube de Mães, um encontro de grandes amigas.

Parabéns à todas!